sábado, 19 de março de 2011

Semana: 14 a 18 de Março de 2011

No decorrer desta semana foram os momentos finais da construção do paper toy e as apresentações estavam cada vez mais próximas. Na aula de Quarta-feira tivemos que terminar por completo todos os paper toys, visto que na seguinte aula, Sexta-feira, eram as apresentações. Então durante a aula de Quarta-feira estivemos a concluir todas as pinturas dos paper toys e a dar os últimos retoques. Nesta aula estive a pintar a parte da cabeça do paper toy, dando também alguns retoques nas feições da cara, nos olhos, boca, sobrancelhas e nariz, estes retoques foram feitos a marcador preto, para que não ficasse alguma tinta sobreposta por cima de algo, pois por muito cuidado que tenhamos ao pintar, existe sempre alguma coisa que não fica "perfeito". Na parte da cabeça tive que pintar várias vezes por cima, pois por um lado porque como tinha revestido toda a cabeça com fita cola isoladora, para não se notar essa parte, e também para que o próprio cartão não se notasse. Estando a cabeça pronta, em seguida fui terminar a parte do corpo, faltava pintar a parte da frente da "T-shirt", mas antes desinhei um símbolo, para que esta parte não ficasse muito vazia. O símbolo que escolhi foi o do dinheiro. Ao pintar o mesmo  símbolo, tive em atenção os contrastes das cores e também para que o boneco não ficasse multicolorido a paracer "um arco-íris". Então decidi pintar de amarelo, aliás como também já tinha usado  no boneco que tinha colocado no chapéu, ficando assim as cores com "uma ligação". O que faltava fazer no paper toy era pintar as "calças", estas decidi pintar de preto. Para além dos retoques que fiz na cara, também fiz o mesmo no símbolo da T-shirt, contornando em volta, e também nas ditas "mangas" da T-shirt, para parecer mesmo uma. Ficando...


Após ter o paper toy todo pintado, foi a altura de dar os retoques finais, como já os tinha feito na cabeça e no corpo, só faltava no chapéu. Este como já o tinha pintado na semana anterior, foi mesmo dar os últimos retoques e ficava pronto também. Os retoques que fiz foi unicamente no boneco, contornando todo o boneco por completo, os olhos, a boca, a lingua e o piercing. Também fiz uns pequenos "riscos/sublinhados" para que o boneco ficasse mais expressivo. O resultado final do chapéu é...


Com estes últimos retoques o paper toy ficou concluído por completo, o passo seguinte foi colar o chapéu na cabeça. Ao fazer a colagem, reparei que houve uma falha na construção do chapéu, é que mesmo tendo medido todos os lados, ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, então para que não se notasse muito, decidi colar na mesma direcção da parte de trás da cabeça, ficando a pala do chapéu um pouco colada na cabeça, não se notando muito.



O resultado final do paper toy é:



Todo o conjunto e diversidade de paper toys que foram feitos:



Reflexão:

O projecto proposto para este módulo foi bastante interessante. Ao iníco quando nos disseram que tínhamos que construir um "boneco de papel" em grandes dimensões, ficamos um pouco "assustadas", pois não sabia como ia construir um boneco em papel, quanto mais em grandes dimensões. Mas a opinião mudou totalmente quando começamos a construir. Aquela ideia de ser "impossivel" construir o boneco já não existia. A escolha do modelo do paper toy não foi difícil, após ter feito algumas pesquisas, optei por criar um exemplo, para ver como é que se construía, mas acabou por ficar esse mesmo exemplo como escolha final. Não era um boneco muito complicado, é certo que houve algumas partes em que tive que pensar como é que iria resolver o problema, mas tudo ultrapassado. Comecei a construção em papel de cenário, para que ao construir no cartão ficasse tudo correcto, mas mesmo assim houve problemas. Mesmo tendo medido todas as linhas, todos os lados, a parte do corpo ficou mal, ficou um lado maior do que os restantes, o que devia ter ficado exactamente tudo do mesmo tamanho. Como já tinha construído em cartão quando reparei nesse erro, ainda tentei resolver o problema cortando aqui e ali, mas mesmo assim não ficava direito, já não se notava tanto é verdade, mas não ficava bem. Então decidi voltar a construir essa parte toda de novo, e aí sim ficou tudo correcto. Este foi uma das dificuldades que encontrei durante todo o decorrer do projecto. Outra, que não foi bem dificuldade, foi mais um erro, foi a parte em que o chapéu ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, tendo de ficar a pala do chapéu colada na própria cabeça, mas este pormenor pouco se reparava. Quando terminei a construção do paper toy, e tive que começar a pensar como iria colocar a expressão facial dele, foi um pouco complicado. Ao início queria que desse a entender de algo mau, mas não correu lá muito bem, então o resultado final foi uma junção de um ar desconfiado e feliz. Os bonecos/simbolos que utilizei para o boneco acho que foi uma boa escolha e uma boa junção dos dois utilizados. Um dá um ar de rebelde, o outro também mas para que as pessoas ficassem com a impressão que a tal "personagem" estivesse a exibir o seu dinheiro com o simbolo do mesmo estampado na parte da frente da sua T-shirt, o que na verdade poderia não o ter. Agora no que diz respeito às cores que foram utilizadas, na minha opinião foram bem conjugadas, não ficou multicolorido.
Foi um bom trabalho e acho que com bons resultados, foi um dos trabalhos em que estive mais empenhada e interessada.


A actividade que propôs para fazer com este projecto foi: com crianças dos 4 e 5 anos, num grupo de 15 crianças no total, criaria pequenos grupos de 3 crianças, onde eu, como animadora, disponibilizava um paper toy para cada grupo, talvez não com dimensões tão grandes, mas sim um pouco mais pequenas, onde eles teriam de pintar, decorar à escolha deles. Depois dos paper toys construídos, iriam ser colocados na sala, para não gerir aquela confusão de todos quererem levar para casa e  só existir um único paper toy.

Os objectivos para esta actividade são:

- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a capacidade de criatividade;
- Desenvolver a cooperação entre o grupo.

A minha finalidade era promover o gosto pela pintura.
O animador teria que ter em atenção a forma como chamava a atenção do grupo e como organiza o mesmo.

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