segunda-feira, 11 de abril de 2011

Semana: 4 a 8 de Abril de 2011

Durante esta semana continuamos com a preparação das actividades para a Prova de Aptidão Profissional e também estivemos a preparar a apresentação da mesma. Na apresentação teríamos de dar uma pequena introdução da prova, onde nos apresentavamos primeiro, em seguida diziamos e explicavamos qual o tema da mesma e o título, abordar sobre a importância desse tema, quais as finalidades e os objectivos. Em seguida teríamos de relacionar o tema com a Animação Sociocultural, ou seja, explicar de que forma é que o Animador pode actuar nessa área. E por fim, apresentar todas as actividades da prova, explicando cada uma delas individualmente, dizendo como vai decorrer e de que forma, e também quais os materiais que vão ser utilizados.

O tema da minha Prova de Aptidão Profissional é Educação Financeira Infantil, , com crianças entre os 4 e 6 anos de idade, que se vai realizar no Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, na resposta de Jardim de Infância. o tema escolhido é importante, para que o grupo em questão tome contancto com o que é o dinheiro, a sua importância nas suas vidas, para quê que ele serve, entre outros.

Os objectivos são:

- Tomar consciência da importância do conceito poupança;
-  Adopatr comportamentos de poupança;
- Desenvolver práticas e experiências necessárias à compreensão dos direitos e responsabilidades.

Finalidade:

- Incentivar o bom uso do dinheiro;
- Icentivar a poupar.

O Animador pode ter uma acção fundamental ao promover acções e actividades que proporcionem não apenas a transmissão de saberes, mas que permitam o desenvolvimento do pensamento crítico e provoquem comportamentos socialmente responsáveis.

Actividades:

1- Indentificação de profissões: irei fazer uma pesquisa e recolha de imagens de diversas profissões, começando por abordar o tema "profissão", e ao mesmo tento tentar criar um diálogo com eles fazendo pequenas perguntas relacionadas com a profissão em questão.

2- Corrida ao Milhão: o jogo terá 20 casas, nas quais em algumas as crianças vão ter que se submeter e pequenas perguntas, podendo ser estas "sorte" ou "azar". Irei estipular um determinado tempo para o jogo decorrer, quando esse mesmo tempo acabar, ganha não .aquele que chegar primeiro, massim aquele que tiver mais dinheiro. Irei também construir um dado com papelão, para jogar. Vão ser colocadas perguntas limites, ou seja, perguntas que os façam pensar, tomar iniciativa.

3- Construção de um mealheiro: irei construir o mealheiro através da técnica de reutilização de materiais, utilizando caixas de cereais, e irei convidar as crianças a pintarem/decorarem ao seu gosto. Não vão ser as crianças a construir o mealheiro, pois pode-se tornar perigoso devido aos objectos cortantes.

4- Folheto informativo: este não vai ser destinado às crianças, mas sim aos pais, pois são estes que devem transmitir aos seus filhos a importância de poupar.

O porco que vai ser construído é:


O folheto:


O resultado da apresentação foi positivo, poderia ter corrido melhor, não deveria ter recorrido tanto à leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário