Semana: 4 a 8 de Abril de 2011
Durante esta semana continuamos com a preparação das actividades para a Prova de Aptidão Profissional e também estivemos a preparar a apresentação da mesma. Na apresentação teríamos de dar uma pequena introdução da prova, onde nos apresentavamos primeiro, em seguida diziamos e explicavamos qual o tema da mesma e o título, abordar sobre a importância desse tema, quais as finalidades e os objectivos. Em seguida teríamos de relacionar o tema com a Animação Sociocultural, ou seja, explicar de que forma é que o Animador pode actuar nessa área. E por fim, apresentar todas as actividades da prova, explicando cada uma delas individualmente, dizendo como vai decorrer e de que forma, e também quais os materiais que vão ser utilizados.
O tema da minha Prova de Aptidão Profissional é Educação Financeira Infantil, , com crianças entre os 4 e 6 anos de idade, que se vai realizar no Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, na resposta de Jardim de Infância. o tema escolhido é importante, para que o grupo em questão tome contancto com o que é o dinheiro, a sua importância nas suas vidas, para quê que ele serve, entre outros.
Os objectivos são:
- Tomar consciência da importância do conceito poupança;
- Adopatr comportamentos de poupança;
- Desenvolver práticas e experiências necessárias à compreensão dos direitos e responsabilidades.
Finalidade:
- Incentivar o bom uso do dinheiro;
- Icentivar a poupar.
O Animador pode ter uma acção fundamental ao promover acções e actividades que proporcionem não apenas a transmissão de saberes, mas que permitam o desenvolvimento do pensamento crítico e provoquem comportamentos socialmente responsáveis.
Actividades:
1- Indentificação de profissões: irei fazer uma pesquisa e recolha de imagens de diversas profissões, começando por abordar o tema "profissão", e ao mesmo tento tentar criar um diálogo com eles fazendo pequenas perguntas relacionadas com a profissão em questão.
2- Corrida ao Milhão: o jogo terá 20 casas, nas quais em algumas as crianças vão ter que se submeter e pequenas perguntas, podendo ser estas "sorte" ou "azar". Irei estipular um determinado tempo para o jogo decorrer, quando esse mesmo tempo acabar, ganha não .aquele que chegar primeiro, massim aquele que tiver mais dinheiro. Irei também construir um dado com papelão, para jogar. Vão ser colocadas perguntas limites, ou seja, perguntas que os façam pensar, tomar iniciativa.
3- Construção de um mealheiro: irei construir o mealheiro através da técnica de reutilização de materiais, utilizando caixas de cereais, e irei convidar as crianças a pintarem/decorarem ao seu gosto. Não vão ser as crianças a construir o mealheiro, pois pode-se tornar perigoso devido aos objectos cortantes.
4- Folheto informativo: este não vai ser destinado às crianças, mas sim aos pais, pois são estes que devem transmitir aos seus filhos a importância de poupar.
O porco que vai ser construído é:
O folheto:
O resultado da apresentação foi positivo, poderia ter corrido melhor, não deveria ter recorrido tanto à leitura.
Escola Secundária Rocha Peixoto, Curso de Animador Sociocultural 2010-2011, Susana Finisterra
segunda-feira, 11 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
domingo, 27 de março de 2011
Semana: 21 a 25 de Março de 2011
Durante esta semana estivemos a falar sobre as avaliações do módulo anterior e demos início ao novo módulo. Este não consiste em desenvolver um projecto especifico, consiste em trabalharmos na nossa Prova de Aptidão Profissional (PAP), com o auxilio do professor, tentar desenvolver as actividades que são propostas para a PAP.
Durante esta semana estivemos a falar sobre as avaliações do módulo anterior e demos início ao novo módulo. Este não consiste em desenvolver um projecto especifico, consiste em trabalharmos na nossa Prova de Aptidão Profissional (PAP), com o auxilio do professor, tentar desenvolver as actividades que são propostas para a PAP.
sábado, 19 de março de 2011
Semana: 14 a 18 de Março de 2011
No decorrer desta semana foram os momentos finais da construção do paper toy e as apresentações estavam cada vez mais próximas. Na aula de Quarta-feira tivemos que terminar por completo todos os paper toys, visto que na seguinte aula, Sexta-feira, eram as apresentações. Então durante a aula de Quarta-feira estivemos a concluir todas as pinturas dos paper toys e a dar os últimos retoques. Nesta aula estive a pintar a parte da cabeça do paper toy, dando também alguns retoques nas feições da cara, nos olhos, boca, sobrancelhas e nariz, estes retoques foram feitos a marcador preto, para que não ficasse alguma tinta sobreposta por cima de algo, pois por muito cuidado que tenhamos ao pintar, existe sempre alguma coisa que não fica "perfeito". Na parte da cabeça tive que pintar várias vezes por cima, pois por um lado porque como tinha revestido toda a cabeça com fita cola isoladora, para não se notar essa parte, e também para que o próprio cartão não se notasse. Estando a cabeça pronta, em seguida fui terminar a parte do corpo, faltava pintar a parte da frente da "T-shirt", mas antes desinhei um símbolo, para que esta parte não ficasse muito vazia. O símbolo que escolhi foi o do dinheiro. Ao pintar o mesmo símbolo, tive em atenção os contrastes das cores e também para que o boneco não ficasse multicolorido a paracer "um arco-íris". Então decidi pintar de amarelo, aliás como também já tinha usado no boneco que tinha colocado no chapéu, ficando assim as cores com "uma ligação". O que faltava fazer no paper toy era pintar as "calças", estas decidi pintar de preto. Para além dos retoques que fiz na cara, também fiz o mesmo no símbolo da T-shirt, contornando em volta, e também nas ditas "mangas" da T-shirt, para parecer mesmo uma. Ficando...
Após ter o paper toy todo pintado, foi a altura de dar os retoques finais, como já os tinha feito na cabeça e no corpo, só faltava no chapéu. Este como já o tinha pintado na semana anterior, foi mesmo dar os últimos retoques e ficava pronto também. Os retoques que fiz foi unicamente no boneco, contornando todo o boneco por completo, os olhos, a boca, a lingua e o piercing. Também fiz uns pequenos "riscos/sublinhados" para que o boneco ficasse mais expressivo. O resultado final do chapéu é...
Com estes últimos retoques o paper toy ficou concluído por completo, o passo seguinte foi colar o chapéu na cabeça. Ao fazer a colagem, reparei que houve uma falha na construção do chapéu, é que mesmo tendo medido todos os lados, ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, então para que não se notasse muito, decidi colar na mesma direcção da parte de trás da cabeça, ficando a pala do chapéu um pouco colada na cabeça, não se notando muito.
O resultado final do paper toy é:
Todo o conjunto e diversidade de paper toys que foram feitos:
Reflexão:
O projecto proposto para este módulo foi bastante interessante. Ao iníco quando nos disseram que tínhamos que construir um "boneco de papel" em grandes dimensões, ficamos um pouco "assustadas", pois não sabia como ia construir um boneco em papel, quanto mais em grandes dimensões. Mas a opinião mudou totalmente quando começamos a construir. Aquela ideia de ser "impossivel" construir o boneco já não existia. A escolha do modelo do paper toy não foi difícil, após ter feito algumas pesquisas, optei por criar um exemplo, para ver como é que se construía, mas acabou por ficar esse mesmo exemplo como escolha final. Não era um boneco muito complicado, é certo que houve algumas partes em que tive que pensar como é que iria resolver o problema, mas tudo ultrapassado. Comecei a construção em papel de cenário, para que ao construir no cartão ficasse tudo correcto, mas mesmo assim houve problemas. Mesmo tendo medido todas as linhas, todos os lados, a parte do corpo ficou mal, ficou um lado maior do que os restantes, o que devia ter ficado exactamente tudo do mesmo tamanho. Como já tinha construído em cartão quando reparei nesse erro, ainda tentei resolver o problema cortando aqui e ali, mas mesmo assim não ficava direito, já não se notava tanto é verdade, mas não ficava bem. Então decidi voltar a construir essa parte toda de novo, e aí sim ficou tudo correcto. Este foi uma das dificuldades que encontrei durante todo o decorrer do projecto. Outra, que não foi bem dificuldade, foi mais um erro, foi a parte em que o chapéu ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, tendo de ficar a pala do chapéu colada na própria cabeça, mas este pormenor pouco se reparava. Quando terminei a construção do paper toy, e tive que começar a pensar como iria colocar a expressão facial dele, foi um pouco complicado. Ao início queria que desse a entender de algo mau, mas não correu lá muito bem, então o resultado final foi uma junção de um ar desconfiado e feliz. Os bonecos/simbolos que utilizei para o boneco acho que foi uma boa escolha e uma boa junção dos dois utilizados. Um dá um ar de rebelde, o outro também mas para que as pessoas ficassem com a impressão que a tal "personagem" estivesse a exibir o seu dinheiro com o simbolo do mesmo estampado na parte da frente da sua T-shirt, o que na verdade poderia não o ter. Agora no que diz respeito às cores que foram utilizadas, na minha opinião foram bem conjugadas, não ficou multicolorido.
Foi um bom trabalho e acho que com bons resultados, foi um dos trabalhos em que estive mais empenhada e interessada.
A actividade que propôs para fazer com este projecto foi: com crianças dos 4 e 5 anos, num grupo de 15 crianças no total, criaria pequenos grupos de 3 crianças, onde eu, como animadora, disponibilizava um paper toy para cada grupo, talvez não com dimensões tão grandes, mas sim um pouco mais pequenas, onde eles teriam de pintar, decorar à escolha deles. Depois dos paper toys construídos, iriam ser colocados na sala, para não gerir aquela confusão de todos quererem levar para casa e só existir um único paper toy.
Os objectivos para esta actividade são:
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a capacidade de criatividade;
- Desenvolver a cooperação entre o grupo.
A minha finalidade era promover o gosto pela pintura.
O animador teria que ter em atenção a forma como chamava a atenção do grupo e como organiza o mesmo.
No decorrer desta semana foram os momentos finais da construção do paper toy e as apresentações estavam cada vez mais próximas. Na aula de Quarta-feira tivemos que terminar por completo todos os paper toys, visto que na seguinte aula, Sexta-feira, eram as apresentações. Então durante a aula de Quarta-feira estivemos a concluir todas as pinturas dos paper toys e a dar os últimos retoques. Nesta aula estive a pintar a parte da cabeça do paper toy, dando também alguns retoques nas feições da cara, nos olhos, boca, sobrancelhas e nariz, estes retoques foram feitos a marcador preto, para que não ficasse alguma tinta sobreposta por cima de algo, pois por muito cuidado que tenhamos ao pintar, existe sempre alguma coisa que não fica "perfeito". Na parte da cabeça tive que pintar várias vezes por cima, pois por um lado porque como tinha revestido toda a cabeça com fita cola isoladora, para não se notar essa parte, e também para que o próprio cartão não se notasse. Estando a cabeça pronta, em seguida fui terminar a parte do corpo, faltava pintar a parte da frente da "T-shirt", mas antes desinhei um símbolo, para que esta parte não ficasse muito vazia. O símbolo que escolhi foi o do dinheiro. Ao pintar o mesmo símbolo, tive em atenção os contrastes das cores e também para que o boneco não ficasse multicolorido a paracer "um arco-íris". Então decidi pintar de amarelo, aliás como também já tinha usado no boneco que tinha colocado no chapéu, ficando assim as cores com "uma ligação". O que faltava fazer no paper toy era pintar as "calças", estas decidi pintar de preto. Para além dos retoques que fiz na cara, também fiz o mesmo no símbolo da T-shirt, contornando em volta, e também nas ditas "mangas" da T-shirt, para parecer mesmo uma. Ficando...
Após ter o paper toy todo pintado, foi a altura de dar os retoques finais, como já os tinha feito na cabeça e no corpo, só faltava no chapéu. Este como já o tinha pintado na semana anterior, foi mesmo dar os últimos retoques e ficava pronto também. Os retoques que fiz foi unicamente no boneco, contornando todo o boneco por completo, os olhos, a boca, a lingua e o piercing. Também fiz uns pequenos "riscos/sublinhados" para que o boneco ficasse mais expressivo. O resultado final do chapéu é...
Com estes últimos retoques o paper toy ficou concluído por completo, o passo seguinte foi colar o chapéu na cabeça. Ao fazer a colagem, reparei que houve uma falha na construção do chapéu, é que mesmo tendo medido todos os lados, ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, então para que não se notasse muito, decidi colar na mesma direcção da parte de trás da cabeça, ficando a pala do chapéu um pouco colada na cabeça, não se notando muito.
O resultado final do paper toy é:
Todo o conjunto e diversidade de paper toys que foram feitos:
Reflexão:
O projecto proposto para este módulo foi bastante interessante. Ao iníco quando nos disseram que tínhamos que construir um "boneco de papel" em grandes dimensões, ficamos um pouco "assustadas", pois não sabia como ia construir um boneco em papel, quanto mais em grandes dimensões. Mas a opinião mudou totalmente quando começamos a construir. Aquela ideia de ser "impossivel" construir o boneco já não existia. A escolha do modelo do paper toy não foi difícil, após ter feito algumas pesquisas, optei por criar um exemplo, para ver como é que se construía, mas acabou por ficar esse mesmo exemplo como escolha final. Não era um boneco muito complicado, é certo que houve algumas partes em que tive que pensar como é que iria resolver o problema, mas tudo ultrapassado. Comecei a construção em papel de cenário, para que ao construir no cartão ficasse tudo correcto, mas mesmo assim houve problemas. Mesmo tendo medido todas as linhas, todos os lados, a parte do corpo ficou mal, ficou um lado maior do que os restantes, o que devia ter ficado exactamente tudo do mesmo tamanho. Como já tinha construído em cartão quando reparei nesse erro, ainda tentei resolver o problema cortando aqui e ali, mas mesmo assim não ficava direito, já não se notava tanto é verdade, mas não ficava bem. Então decidi voltar a construir essa parte toda de novo, e aí sim ficou tudo correcto. Este foi uma das dificuldades que encontrei durante todo o decorrer do projecto. Outra, que não foi bem dificuldade, foi mais um erro, foi a parte em que o chapéu ficou um pouco mais pequeno do que a cabeça, tendo de ficar a pala do chapéu colada na própria cabeça, mas este pormenor pouco se reparava. Quando terminei a construção do paper toy, e tive que começar a pensar como iria colocar a expressão facial dele, foi um pouco complicado. Ao início queria que desse a entender de algo mau, mas não correu lá muito bem, então o resultado final foi uma junção de um ar desconfiado e feliz. Os bonecos/simbolos que utilizei para o boneco acho que foi uma boa escolha e uma boa junção dos dois utilizados. Um dá um ar de rebelde, o outro também mas para que as pessoas ficassem com a impressão que a tal "personagem" estivesse a exibir o seu dinheiro com o simbolo do mesmo estampado na parte da frente da sua T-shirt, o que na verdade poderia não o ter. Agora no que diz respeito às cores que foram utilizadas, na minha opinião foram bem conjugadas, não ficou multicolorido.
Foi um bom trabalho e acho que com bons resultados, foi um dos trabalhos em que estive mais empenhada e interessada.
A actividade que propôs para fazer com este projecto foi: com crianças dos 4 e 5 anos, num grupo de 15 crianças no total, criaria pequenos grupos de 3 crianças, onde eu, como animadora, disponibilizava um paper toy para cada grupo, talvez não com dimensões tão grandes, mas sim um pouco mais pequenas, onde eles teriam de pintar, decorar à escolha deles. Depois dos paper toys construídos, iriam ser colocados na sala, para não gerir aquela confusão de todos quererem levar para casa e só existir um único paper toy.
Os objectivos para esta actividade são:
- Desenvolver a motricidade fina;
- Desenvolver a capacidade de criatividade;
- Desenvolver a cooperação entre o grupo.
A minha finalidade era promover o gosto pela pintura.
O animador teria que ter em atenção a forma como chamava a atenção do grupo e como organiza o mesmo.
domingo, 13 de março de 2011
Semana: 7 a 11 de Fevereiro de 2011
Nesta semana só tivemos uma aula, foi a aula de Sexta-feira, nesta aula continuamos a construção dos nossos paper toys, neste momento já estamos nas fases finais, visto que as apresentações estão próximas. Então nesta aula continuei a pintar o paper toy, concluí o que faltava no chapéu, como o boneco desenhado no chapéu é de cor amarela e um pouco de vermelho, decidi pintar o chapéu na totalidade de preto, com o objectivo do boneco sobresair no meio. O resultado final do chapéu é...
Concluído o chapéu, foi altura de começar a pintar o restante do paper toy, fiz uns pequenos retoques na parte dos olhos, para lhes dar mais "vida", e comecei a pintar a parte da "t-shirt" do paper toy, esta vai ser cor de rosa e as calças pretas. Para que a cor ficasse bem, tive que sobrepor a cor mais do que uma vez, caso contrário o cartão ficava a notar-se. Nesta altura o paper toy encontra-se assim...
Nesta semana só tivemos uma aula, foi a aula de Sexta-feira, nesta aula continuamos a construção dos nossos paper toys, neste momento já estamos nas fases finais, visto que as apresentações estão próximas. Então nesta aula continuei a pintar o paper toy, concluí o que faltava no chapéu, como o boneco desenhado no chapéu é de cor amarela e um pouco de vermelho, decidi pintar o chapéu na totalidade de preto, com o objectivo do boneco sobresair no meio. O resultado final do chapéu é...
Concluído o chapéu, foi altura de começar a pintar o restante do paper toy, fiz uns pequenos retoques na parte dos olhos, para lhes dar mais "vida", e comecei a pintar a parte da "t-shirt" do paper toy, esta vai ser cor de rosa e as calças pretas. Para que a cor ficasse bem, tive que sobrepor a cor mais do que uma vez, caso contrário o cartão ficava a notar-se. Nesta altura o paper toy encontra-se assim...
domingo, 6 de março de 2011
Semana: 28 de Fevereiro a 4 de Março de 2011
No decorrer da aula de Quarta-feira desta semana, acabamos a construção do paper toys. Estive a construir as "mãos", com o cartão desenhei o formato escolhido e com o X-Acto cortei ao redor, para manobrar uma parte da mão, na parte de dentro, tive que dar alguns cortes leves para que fosse mais fácil movimentar e para que o cartão nao ficasse vincado. Como podemos ver:
Construí também o chapéu, este foi um pouco mais complicado, mas nada que não se resolvesse. A única diferença entre o chapéu e as restantes partes do corpo, é que não foi construído com cartão, mas sim com cartolina, por um lado para que o peso do paper toy não fosse muito e como era a parte de cima não havia problema. A planificação inicial do chapéu era:
E tive que dividir esta mesma planificação em quatro partes:
Na aula de Sexta-feira continuei a construção do chapéu, junatndo todas as peças e colar.
Tive que revestir todas as partes de dobragem do paper toy com fita aderente...
Após o revestimento de todo o boneco, parti para a parte de desenhar ou de "decorar" o paper toy, a cara e o chapéu. Na cara tentei fazer algo alegre e no chapéu desenhei um boneco um pouco divertido.
A etapa seguinte foi começar a pintar, comecei por pintar o boneco do chapéu...
No decorrer da aula de Quarta-feira desta semana, acabamos a construção do paper toys. Estive a construir as "mãos", com o cartão desenhei o formato escolhido e com o X-Acto cortei ao redor, para manobrar uma parte da mão, na parte de dentro, tive que dar alguns cortes leves para que fosse mais fácil movimentar e para que o cartão nao ficasse vincado. Como podemos ver:
Ficando assim:
Construí também o chapéu, este foi um pouco mais complicado, mas nada que não se resolvesse. A única diferença entre o chapéu e as restantes partes do corpo, é que não foi construído com cartão, mas sim com cartolina, por um lado para que o peso do paper toy não fosse muito e como era a parte de cima não havia problema. A planificação inicial do chapéu era:
E tive que dividir esta mesma planificação em quatro partes:
Na aula de Sexta-feira continuei a construção do chapéu, junatndo todas as peças e colar.
Tive que revestir todas as partes de dobragem do paper toy com fita aderente...
Após o revestimento de todo o boneco, parti para a parte de desenhar ou de "decorar" o paper toy, a cara e o chapéu. Na cara tentei fazer algo alegre e no chapéu desenhei um boneco um pouco divertido.
O boneco para já encontra-se...
A etapa seguinte foi começar a pintar, comecei por pintar o boneco do chapéu...
Em seguida a cara e as mãos...
Durante esta semana, também fiz algumas pesquisas:
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Semana: 21 a 25 de Fevereiro de 2011
Durante esta semana na aula de Quarta-feira continuamos a construir o paper toy. Comecei por construir a parte base do paper toy, desenhando primeiro o molde em papel de cenário para que depois ao passar para o cartão não houvesse falhas, mas mesmo assim houve, uma parte da base ficou um pouco maior do que as restantes. Mesmo tentando emendar com cortes, não ficou perfeito", decidi então voltar a construir de novo. Mas desta vez, em vez de fazer todas as ditas "peças" juntas, dividi em duas partes, a parte da frente e a parte de lado, fazendo uma de cada vez, até que ao fim acabou por ficar com as dimensões certas.
Na aula de Sexta-feira construi a "cabeça" do paper toy, tive que diminuir todas as medidas, pois ficava com uma grande dimensão e também não cabia na folha de cartão. Foi então que decidi diminuir todas as medidas para 25cm, ficando a cabeça com a forma de um quadrado.
Tanto a base como a "cabeça" do paper toy, após estarem desenhadas na folha de cartão, com um X-ACTO cortei todas as suas bordas, e nas partes em que tínhamos que fazer a dobragem para poder colar, fizemos só um pequeno corte e conseguimos manobrar facilmente. Após ter-mos cortado utilizamos cola quente para colar e fixar com mais facilidade.
O resultado final para já é:
Durante esta semana na aula de Quarta-feira continuamos a construir o paper toy. Comecei por construir a parte base do paper toy, desenhando primeiro o molde em papel de cenário para que depois ao passar para o cartão não houvesse falhas, mas mesmo assim houve, uma parte da base ficou um pouco maior do que as restantes. Mesmo tentando emendar com cortes, não ficou perfeito", decidi então voltar a construir de novo. Mas desta vez, em vez de fazer todas as ditas "peças" juntas, dividi em duas partes, a parte da frente e a parte de lado, fazendo uma de cada vez, até que ao fim acabou por ficar com as dimensões certas.
Na aula de Sexta-feira construi a "cabeça" do paper toy, tive que diminuir todas as medidas, pois ficava com uma grande dimensão e também não cabia na folha de cartão. Foi então que decidi diminuir todas as medidas para 25cm, ficando a cabeça com a forma de um quadrado.
Tanto a base como a "cabeça" do paper toy, após estarem desenhadas na folha de cartão, com um X-ACTO cortei todas as suas bordas, e nas partes em que tínhamos que fazer a dobragem para poder colar, fizemos só um pequeno corte e conseguimos manobrar facilmente. Após ter-mos cortado utilizamos cola quente para colar e fixar com mais facilidade.
O resultado final para já é:
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Semana: 14 a 18 de Fevereiro de 2011
Como na semana anterior não consegui publicar a imagem do paper toy, só consegui publicar o paper toy planificado, então esta semana cá vai o paper toy montado:
Agora passando ao que decorreu durante as aulas desta semana, nas primeiras aulas decidimos que antes de começarmos já a construir o paper toy no material escolhido, decidimos primeiro planificar o paper toy escolhido nas dimensões que pretendíamos, para depois quando fossemos construí-lo no cartão estivessem as medidas todas correctas. Após ter planificado nas dimensões adequadas, comecei por construir a base do paper toy mas agora já no cartão. Mesmo tendo planificado antes, ocorreu um pequeno problema, houve um lado da base que fiquei mais alto do que o que devia, mas com umas correcções consegui com que ficasse da mesma altura que as restantes.
Como na semana anterior não consegui publicar a imagem do paper toy, só consegui publicar o paper toy planificado, então esta semana cá vai o paper toy montado:
Agora passando ao que decorreu durante as aulas desta semana, nas primeiras aulas decidimos que antes de começarmos já a construir o paper toy no material escolhido, decidimos primeiro planificar o paper toy escolhido nas dimensões que pretendíamos, para depois quando fossemos construí-lo no cartão estivessem as medidas todas correctas. Após ter planificado nas dimensões adequadas, comecei por construir a base do paper toy mas agora já no cartão. Mesmo tendo planificado antes, ocorreu um pequeno problema, houve um lado da base que fiquei mais alto do que o que devia, mas com umas correcções consegui com que ficasse da mesma altura que as restantes.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Semana: 7 a 11 de Fevereiro de 2011
Durante esta semana estivemos a montar alguns paper toys para ver como funcionava e decidimos qual o paper toy que vamos fazer numa maior dimensão. O paper toy escolhido é:
Pesquisa:
- http://www.cherryplus.com.br/blog/tag/paper-toy/
Durante esta semana estivemos a montar alguns paper toys para ver como funcionava e decidimos qual o paper toy que vamos fazer numa maior dimensão. O paper toy escolhido é:
Pesquisa:
- http://www.cherryplus.com.br/blog/tag/paper-toy/
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Semana: 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2011
Durante esta semana concluímos o módulo anterior e todas as avaliações. Demos também início ao módulo seguinte, módulo 17, Técnicas de Expressão Plástica. Neste módulo vamos construir "paper toys", para entendermos melhor o que é isto de "paper toys", começamos por fazer algumas pesquisas.
As pesquisas foram:
- http://facaquasetudo.wordpress.com/2008/07/28/como-fazer-papertoys/
- http://paper-toy.blogspot.com/2009/03/como-fazer-paper-toys-profissionais_27.html
- http://www.youtube.com/watch?v=6P_3WEGvjX0
- http://www.custompapertoys.com/
- http://www.cherryplus.com.br/blog/tag/paper-toy/
- http://www.creativecloseup.com/100-exceptional-free-paper-models-and-toys
Durante esta semana concluímos o módulo anterior e todas as avaliações. Demos também início ao módulo seguinte, módulo 17, Técnicas de Expressão Plástica. Neste módulo vamos construir "paper toys", para entendermos melhor o que é isto de "paper toys", começamos por fazer algumas pesquisas.
As pesquisas foram:
- http://facaquasetudo.wordpress.com/2008/07/28/como-fazer-papertoys/
- http://paper-toy.blogspot.com/2009/03/como-fazer-paper-toys-profissionais_27.html
- http://www.youtube.com/watch?v=6P_3WEGvjX0
- http://www.custompapertoys.com/
- http://www.cherryplus.com.br/blog/tag/paper-toy/
- http://www.creativecloseup.com/100-exceptional-free-paper-models-and-toys
domingo, 30 de janeiro de 2011
Semana: 24 a 28 de Janeiro de 2011
Durante esta semana estivemos a dar os últimos retoques no livro, após ter todas as páginas concluídas, comecei a juntá-las umas às outras...As páginas dos livros ficaram...
Após ter concluídos as páginas, a única coisa que faltava era construir a capa para colocar no livro...
Para a construção da capa utilizei uma cartolina ondulada, para não ser uma cartolina lisa como as das páginas do livro, na parte da frente da capa recortei uma pequena parte para colocar uma imagem alustriva ao tema do livro.
Com a conclusão total do livro, ao rever reparei que na parte das letras estava muito simples, então primeiro pensei em "moldar" as letras para que ficassem com uma maior espessura, mas numa discussão com umas colegas, optei por recortar um rectângulo de cartolina da mesma cor da página seguinte, e com um tipo de letra mais desenhado/elaborado escrever o nome dos animais, ficando assim com uma sequência de cores pois cada página vai ter a cor da página seguinte, com a excepação da última página que vai ter a cor da primeira página. As páginas do livro ficaram...
Reflexão
Foi um trabalho bastante divertido de realizar, podemos escolher o que fazer, como fazer, e trabalhar expressão plástica foi muito interessante. Ao início apareceram algumas dificuldades, pois nunca tinha feito qualquer tipo de trabalho parecido com este, mas com alguns "treinos" e tentativas cheguei à conclusão que não é dificil fazer um pop-up-book. Optei por fazer todo o meu trabalho com cartolina pois assim ficava mais reforçado, porque se tivesse feito em papel, depois de pintado iria ficar ainda mais debilitado e poderia rasgar com o abrir e fechar do livro. Optei também por fazer algo simples, sem que as páginas do livro ficassem demasiado preenchidas, só coloquei os animais e tentei descrever os seus habitats. As páginas do livro foram colocadas por ordem alfabética dos animais, e por conincidência não ficou nenhuma cor repetida junta. Para que os animais ficassem em conformidade com o tamanho das páginas do livro decidi ampliar para A3, mas mesmo ampliado achei que ainda ficavam demasiado pequenas em relação ao tamanho do livro, então recortei as imagens, voltei a colar numa folha A4 e voltei a ampliar para A3, aí sim já ficaram com um tamanho adequado. O que, na minha opinião, não ficou "perfeito" foi numa parte do habitat de um animal, porque tive que sobrepor duas cores, e o marcador não fixou bem a cor, ficando um pouco mais claro.
Falando agora da finalidade deste trabalho, o objectivo é que os destinatários conseguissem identificar os animais que ali estão representados, como também os seus habitats, por exemplo na página do coelho poderia falar de quê que os coelhos se alimentam, e como tem uma cenoura desenhada, seria mais fácil eles identicarem. O que falhou no trabalho em si foi a parte da actividade, os destinatários talvez sejam com uma idade inferior para que conseguissem realizar a actividade. E também o facto de ser a eu a estar a falar e os destinatários não faziam nada para além de estarem a ouvir, e como ainda são novos iriam se fartar com mais facilidade e depois já estavam distraídos com outras coisas. Teria que repensar melhor no que toca à actividade, teria de arranjar maneira que os destinatários não se limitassem a ficar a ouvir, mas sim interagir também. Outra questão que se colocou também foi o facto de como é que eu iria conseguir captar a atenção deles, de forma a que eles ficassem interessados com a actividade, que quisessem participar na mesma.
Deveria ter tido em atenção todos esses pormenores da actividade, pois trabalhar com crianças com idades muito pequenas não é coisa simples, porque elas tanto se podem interessar e estarem com motivação, como também podem não se interessar, e devo também ter em conta o fact de crianças daquelas idades se distraírem muito facilmente, com qualquer coisa.
Durante esta semana estivemos a dar os últimos retoques no livro, após ter todas as páginas concluídas, comecei a juntá-las umas às outras...As páginas dos livros ficaram...
Após ter concluídos as páginas, a única coisa que faltava era construir a capa para colocar no livro...
Com a conclusão total do livro, ao rever reparei que na parte das letras estava muito simples, então primeiro pensei em "moldar" as letras para que ficassem com uma maior espessura, mas numa discussão com umas colegas, optei por recortar um rectângulo de cartolina da mesma cor da página seguinte, e com um tipo de letra mais desenhado/elaborado escrever o nome dos animais, ficando assim com uma sequência de cores pois cada página vai ter a cor da página seguinte, com a excepação da última página que vai ter a cor da primeira página. As páginas do livro ficaram...
O resultado final é...
Reflexão
Foi um trabalho bastante divertido de realizar, podemos escolher o que fazer, como fazer, e trabalhar expressão plástica foi muito interessante. Ao início apareceram algumas dificuldades, pois nunca tinha feito qualquer tipo de trabalho parecido com este, mas com alguns "treinos" e tentativas cheguei à conclusão que não é dificil fazer um pop-up-book. Optei por fazer todo o meu trabalho com cartolina pois assim ficava mais reforçado, porque se tivesse feito em papel, depois de pintado iria ficar ainda mais debilitado e poderia rasgar com o abrir e fechar do livro. Optei também por fazer algo simples, sem que as páginas do livro ficassem demasiado preenchidas, só coloquei os animais e tentei descrever os seus habitats. As páginas do livro foram colocadas por ordem alfabética dos animais, e por conincidência não ficou nenhuma cor repetida junta. Para que os animais ficassem em conformidade com o tamanho das páginas do livro decidi ampliar para A3, mas mesmo ampliado achei que ainda ficavam demasiado pequenas em relação ao tamanho do livro, então recortei as imagens, voltei a colar numa folha A4 e voltei a ampliar para A3, aí sim já ficaram com um tamanho adequado. O que, na minha opinião, não ficou "perfeito" foi numa parte do habitat de um animal, porque tive que sobrepor duas cores, e o marcador não fixou bem a cor, ficando um pouco mais claro.
Falando agora da finalidade deste trabalho, o objectivo é que os destinatários conseguissem identificar os animais que ali estão representados, como também os seus habitats, por exemplo na página do coelho poderia falar de quê que os coelhos se alimentam, e como tem uma cenoura desenhada, seria mais fácil eles identicarem. O que falhou no trabalho em si foi a parte da actividade, os destinatários talvez sejam com uma idade inferior para que conseguissem realizar a actividade. E também o facto de ser a eu a estar a falar e os destinatários não faziam nada para além de estarem a ouvir, e como ainda são novos iriam se fartar com mais facilidade e depois já estavam distraídos com outras coisas. Teria que repensar melhor no que toca à actividade, teria de arranjar maneira que os destinatários não se limitassem a ficar a ouvir, mas sim interagir também. Outra questão que se colocou também foi o facto de como é que eu iria conseguir captar a atenção deles, de forma a que eles ficassem interessados com a actividade, que quisessem participar na mesma.
Deveria ter tido em atenção todos esses pormenores da actividade, pois trabalhar com crianças com idades muito pequenas não é coisa simples, porque elas tanto se podem interessar e estarem com motivação, como também podem não se interessar, e devo também ter em conta o fact de crianças daquelas idades se distraírem muito facilmente, com qualquer coisa.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Semana: 17 a 21 de Janeiro de 2011
Durante esta semana demos continuidade à construção dos nossos "pop-up-books". Para a construção dos mesmo, foi necessário passar por algumas etapas, as quais foram:
1º Com papel vegetal, colocamos sobre o desenho e delineamos todos os pormenores...
2º Após ter recalcado todos os pormenores do desenho, viramos do lado contrário o papel vegetal sobre onde queremos colocar o dsenho, neste caso, sobre a cartolina...
Até obtermos o desenho legível na cartolina...
3º Agora passamos a parte de colorir as imagens...
4º Após colorirmos, recortamos todos as imagens com cuidado...
5º Colorimos a parte que vai fazer de fundo...
6º No final, com o x-acto, marcamos todas as partes que se vai desdobrar, para criarmos os pop-up-books.
Os meus pop-up-book são:
Após todos os pop-up-books construídos, faltou só ajustar alguns pormenores e depois colá-los nas cartolinas, que vão fazer de páginas do livro.
Durante esta semana demos continuidade à construção dos nossos "pop-up-books". Para a construção dos mesmo, foi necessário passar por algumas etapas, as quais foram:
1º Com papel vegetal, colocamos sobre o desenho e delineamos todos os pormenores...
2º Após ter recalcado todos os pormenores do desenho, viramos do lado contrário o papel vegetal sobre onde queremos colocar o dsenho, neste caso, sobre a cartolina...
Até obtermos o desenho legível na cartolina...
3º Agora passamos a parte de colorir as imagens...
4º Após colorirmos, recortamos todos as imagens com cuidado...
5º Colorimos a parte que vai fazer de fundo...
6º No final, com o x-acto, marcamos todas as partes que se vai desdobrar, para criarmos os pop-up-books.
Os meus pop-up-book são:
Porco |
Coelho |
Morcego |
Rena |
Tubarão |
Pássaro |
Dinossauro |
Após todos os pop-up-books construídos, faltou só ajustar alguns pormenores e depois colá-los nas cartolinas, que vão fazer de páginas do livro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)